Missão e Visão

“Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para a cidade de Bereia. Quando chegaram lá, eles foram à sinagoga. As pessoas dali eram mais bem educadas do que as de Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade.” – Atos 17:10-11 – NTLH

Deus não pode ser questionado. Ele é Santo, perfeito e a mais pura expressão da Verdade (Ele é A Verdade). Sua Palavra também não, desde que interpretada corretamente e não usada para dar fundamento a causas que interessam somente a homens que as propagam.

“Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para a cidade de Bereia. Quando chegaram lá, eles foram à sinagoga. As pessoas dali eram mais bem educadas do que as de Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade.” – Atos 17:10-11 – NTLH

Os irmãos de Bereia certamente sabiam disso, pois analisavam o que o Apóstolo Paulo falava, para ver se estava de acordo com as Escrituras. Não se pode negar que Paulo era um homem ungido por Deus e a seu trabalho, mas, mesmo assim, ele era falível, como todos nós, humanos, e, por isso, os bereanos conferiam se tudo estava de acordo.

3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
4 Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. – Judas 3-4

Não é a melhor as tarefas essa de ser aquele que combate as falsas doutrinas que se infiltram no Evangelho, e tentam pervertê-lo. Judas, irmão de Nosso Senhor Jesus Cristo, gostaria de ter escrito coisas mais agradáveis a respeito da Salvação e da Graça, mas viu-se obrigado a advertir os destinatários de sua carta sobre falsas doutrinas que tentavam converter em dissolução a Graça de Deus. Mais ou menos isso: É ótimo e agradável falar-vos a respeito da Graça e da Salvação, mas não posso deixar de vos alertar sobre os Falsos Mestres.

Não é nosso trabalho julgar, mas Deus nos deu inteligência, o acesso à Sua Palavra e, principalmente, o Espírito Santo morando dentro de nós, para que analisássemos o que vem dos púlpitos, alguns deles, morada e pousada de Falsos Mestres. Não são poucos.

3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. – 2 Timóteo 4:3-5

Estava previsto que seriam muitos e que seriam consequência, e não causa, pois são o fruto do que o povo, que não quer ouvir Deus, prefere ouvir.

Aprendi com meu saudoso pai a questionar o que vem dos púlpitos e acabei virando o Chato Jr., tendo, desde bem jovem, me dedicado ao Estudo das Escrituras, primeiro em casa e na EBD, depois em Seminários Teológicos. Abraço com seriedade essa causa e não tenho medo dos julgamentos de quem segue Falsos Mestres e os defendem. Já fui qualificado como maluco, apenas porque confrontei falsos ensinos com a Escritura. Já me mandaram ler o livro de um herege para acreditar em seus ensinos enganosos, mas nem precisei examinar os fundamentos do livro, porque os ensinos eram totalmente anti-bíblicos. E a regra de fé e prática de quem se diz cristão é a Palavra de Deus, a Bíblia.

Convido você a percorrer comigo os caminhos desse ensino bíblico e a ser, também, um bereano, não se baseando no que eu escrevo ou advogo, mas no que diz a Palavra de Deus e, caso discorde, conto com seu comentário, claro que dentro das regras de respeito e educação, característicos dos remidos pelo SENHOR. Que Deus, o SENHOR, nos abençoe e ensine nessa jornada.

Sergio de Souza, é contabilista e mestre em administração, com ênfase em finanças, pela FECAP, e profissional em administração, finanças e contabilidade (CRC de 1980) desde 1977. Nasceu em lar cristão evangélico e sempre exerceu funções, música, ensino bíblico e outras, nas igrejas em que congregou. Possui certificação em Escatologia pelo Instituto Tzadik Baemunah (MBM – Missão Brasileira Messiânica), de 2005 e, depois disso, manteve-se em constante pesquisa. Deus não procura pessoas certificadas, nem mestres ou doutores, mas servos fieis e que tenham prazer em conhecer a Sua Palavra, que tenham sede pelo conhecimento da Palavra, sejam certificadas ou não.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. – Romanos 11:36