Série: “Leia a Bíblia, Ouça a Bíblia, Siga a Bíblia!”.
Texto: Sergio de Souza.
.
Tipo é uma ilustração proposta pelo Espírito Santo, que é o Autor da Bíblia, para prefigurar alguma verdade posterior. Os tipos aparecem mais frequentemente no Antigo Testamento, especialmente no Pentateuco, mas são encontrados também em outras partes da Bíblia. O cumprimento do Tipo, chamado Antítipo, aparece geralmente nos Evangelhos ou em outras partes do Novo Testamento.
O tipo pode ser:
- Uma pessoa:
Romanos 5:14
14 Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
- Um evento histórico:
1 Coríntios 10:11
11 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.
- Uma coisa:
Hebreus 10:20
20 por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
- Uma festa:
1 Coríntios 5:7
7 Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.
Segundo o Dicionário Digital da Língua Portuguesa, da Porto Editora, Antítipo pode ser assim definido, num contexto religioso:
Realidade de que um tipo é a prefiguração profética; evento, pessoa, figura ou coisa reais que surgem como o cumprimento da prefiguração de algum tipo anteriormente profetizado e anunciado; realidade do Novo Testamento que corresponde a um tipo que a prefigura e anuncia no Antigo Testamento. (do grego antítypos, <<imagem; representação>>, pelo latim antitypum, <<idem>>)
Créditos:
Apostila Profecias Messiânicas – Missão Brasileira Messiânica (MBM) e Corrêa, D.G.
Dicionário Digital da Língua Portuguesa – Porto Editora
Texto Bíblico: Bíblia NVI
.
VIII
Amei essa explicação , muito boa