Abracadabra! A mágica da prosperidade (de quem?)

Série: “A Bíblia e a Teologia da Prosperidade”.

Texto: Sergio de Souza.

O tema é extenso e, biblicamente, podemos afirmar que a chamada “Teologia da Prosperidade” nada tem de teologia. Homens enganadores aproveitam-se das necessidades e da ganância alheias para enriquecer. Porém, são eles os únicos que enriquecem como consequência direta desta tal “teologia”.

Como todos os falsos mestres, estes também usam textos bíblicos distorcidos, dizendo que o diabo terá poder (e Deus nada poderá fazer) sobre a vida de quem não der o dízimo, não ofertar e não pagar primícias (uma apropriação do judaísmo que, junto com os rituais da Lei Mosaica, é muito usado naquilo que interessa a eles, os grandes beneficiários desta distorção).

Inventam, dentro de sua tão amada numerologia, números de multiplicação sobre o valor ofertado (7, 12, 30, 60, 100, x vezes mais). Dizem que o seu dinheiro só pode ser dado na igreja – de preferência na deles – e que se alguém “plantar”, por exemplo, doando cestas básicas, receberá, como fruto da semeadura, somente cestas básicas. Ora, Jesus mandou o jovem rico fazer o que mesmo com o dinheiro da venda de seus bens? Não o mandou vender tudo e doar aos pobres? O principio da semeadura, aliás, é um dos termos mais usados por estes homens que nada têm de prática cristã genuína, muito pelo contrário, são lobos fantasiados de pastores, bispos e apóstolos.

Se formos falar em princípio, ao falar de ofertas, o único que deveria ser utilizado é o princípio bíblico e universal (no bom sentido) do amor, pois se todo aquele que se diz servo de Cristo realmente ama a obra da evangelização, proverá as igrejas (sérias) de sustento e ferramentas suficientes para que a mensagem do Evangelho, do verdadeiro Evangelho, chegue àqueles que têm fome de Deus e fome de pão.

Logo continuaremos neste assunto.

 

.

I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
[ Different Image ]